Make your own free website on Tripod.com
VI Copa do Mundo da FIFA - 1958
Nils Liedholm
Home

db0702.jpg

Nils Liedholm (Valdemarsvik, 8 de outubro de 1922 - Cuccaro Monferrato, 5 de novembro de 2007) foi um futebolista sueco que se consagrou jogando e treinando o Milan, além de ter comandado a Roma por doze temporadas.

Liedholm chegou ao San Siro em 1949 e formou com seus compatriotas Gunnar Gren e Gunnar Nordahl um trio conhecido por Gre-No-Li, responsável pelas grandes conquistas do Milan na década de 1950. Jogou 359 partidas pelo clube, marcando 81 gols.

Mesmo aos trinta e seis anos, foi uma das estrelas da Seleção Sueca que perdeu a Copa do Mundo de 1958, dentro de casa, para o Brasil de Pelé e Garrincha, sendo dele o primeiro gol da final. Dez anos antes Liedholm havia conquistado com sua seleção a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1948.

Dono de uma visão de jogo extraordinária e de toque de bola perfeito, Liedholm venceu quatro scudetti como jogador e outros dois como técnico: o décimo do Milan, que permitiu ao time utilizar a estrela dourada sobre o escudo; e o segundo da Roma, comandando Bruno Conti e Paulo Roberto Falcão.

Volta à página principal