Make your own free website on Tripod.com
VI Copa do Mundo da FIFA - 1958
Just Fontaine
Home

fontaine_1958.jpg

 
Just Fontaine (nascido em 18 de Agosto de 1933 em Marrakesh, Marrocos) era jogador de futebol da França.
 
Curta, mas repleta de glórias. Assim pode ser resumida a carreira do atacante Just Fontaine. Mais conhecido por marcar 13 gols na Copa do Mundo de 1958, recorde que perdura até hoje, o francês foi goleador por onde passou. É uma das lendas vivas do período romântico do futebol mundial.

O jogador nasceu no Marrocos e estreou como profissional pelo US Casablanca, aos 17 anos. Saiu do clube em 1953, após receber uma oferta do Nice. Fontaine chegou ao time francês em 1953 e, nas três temporadas em que defendeu o clube, anotou 44 gols.

A fama de artilheiro oportunista logo se espalhou pelo país. O Stade de Reims, prestes a perder o ídolo Raymond Kopa para o espanhol Real Madrid, decidiu contratá-lo, e, a julgar por seu desempenho, não se arrependeu. Em seis anos de clube, Fontaine balançou as redes adversárias 121 vezes.

A carreira do marroquino de nascimento na seleção francesa também foi precoce. O centroavante foi convocado pela primeira vez logo no ano em que chegou à França. Foi na vitória sobre Luxemburgo por 8 a 0, com direito a um gol de Fontaine.

O atacante defendeu os "Bleus" em 21 partidas, nas quais anotou 30 gols, incrível média de 1,4 por jogo. O auge pela seleção aconteceu na Copa do Mundo da Suécia, quando terminou como artilheiro, com 13 gols.

A França terminou a Copa de 1958 em terceiro lugar. A única derrota da equipe de Fontaine aconteceu na semifinal, diante do Brasil, que ficaria com o título.

O ano de 1960 foi o último do atacante nos gramados. Na temporada seguinte, Fontaine ficou afastado do futebol por nove meses por causa de uma fratura no pé. Em sua quinta partida após o retorno, quebrou novamente o pé. Fim de carreira para o goleador, aos 28 anos de idade.  

Volta à página principal